Pular para o conteúdo principal

Inove na Ação com a Sala de Aula Invertida


Uma nova forma de encaminhamento que chegou para ficar, a Sala de Aula Invertida é a INVERSÃO DA LÓGICA DO ENCAMINHAMENTO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA, por isso é assim denominada. De forma simplificada, podemos dizer que a organização do trabalho no interior da classe se inverte. Vamos entender como isso ocorre.

O QUE É, NA PRÁTICA, UMA SALA INVERTIDA?
Pare e pense. Como funciona a dinâmica das salas de aulas convencionais/tradicionais, as não invertidas? Em geral, o aluno tem acesso ao conteúdo na sala de aula, quando o professor dá uma aula expositiva sobre o tema, e em casa faz outras atividades e exercícios de fixação da aprendizagem.
Quando esse processo se inverte, a aula (ou o processo de aprendizagem de um conteúdo) começa em casa ou em qualquer outro lugar, sendo o aluno orientado a acessar videoaulas, textos, games, aplicativos, canais do YouTube, simulações, animações, tanto por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, em que se aprende de forma lúdica, inovadora e divertida, quanto por meio de sites, cujo conteúdo está disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.
Esse conteúdo acessado em casa, via internet, ou mesmo orientado por meio impresso, guarda um roteiro claro e muito bem planejado, com antecedência, pelo professor. No caso de se utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, existe também a figura de um tutor on-line, de forma que nem aluno nem processo ficam “soltos”. Depois de estudar o conteúdo em casa, o estudante segue para o momento presencial, na escola, em que encontra os amigos e o professor. Ali, as dúvidas são esclarecidas, exercícios são realizados, especialmente em equipes, para que haja interação e socialização. Pronto, processo completamente invertido.
O objetivo maior da Sala de Aula Invertida é fugir das aulas expositivas, dando lugar a outras mais participativas, em que o aluno seja o protagonista, com postura ativa, aprendendo de forma mais significativa.

COMO FICA O PROFESSOR NESSA HISTÓRIA?
Como já mencionamos, o professor assume um lugar essencial nesse processo, pois é ele quem vai orientar e corrigir a rota de aprendizagem, conduzindo os trabalhos e as discussões propostas presencialmente.
A ideia é que os alunos, depois de acessar conteúdos em casa e aprendê-los, possam ir à escola para interagir, tirar dúvidas e desenvolver trabalhos em grupo, atuando de maneira ativa e interativa. E na escola possam pensar juntos as soluções para problemas reais em que o conteúdo estudado possa ser aplicado.

ALTERNATIVAS DE APLICAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA
Mas se a sua escola não possui um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou se o seu aluno não tem acesso aos diferentes recursos que citamos, não se preocupe, você pode fazer a Sala de Aula Invertida acontecer utilizando aquilo que tem em mãos. Por exemplo, escolher um texto impresso para leitura em casa, acompanhado de um roteiro com encaminhamentos do que o aluno pode fazer fora da escola; depois, na fase seguinte, a presencial, é aberto espaço para as apresentações, os debates, a interação professor-aluno e aluno-aluno.

BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA
A aplicação da Sala de Aula Invertida traz alguns benefícios para a prática educativa:
  1. Renovação da Pedagogia por meio de metodologias ativas
A Sala de Aula Invertida traz um movimento para a renovação das metodologias nas escolas ao propor uma forma de organização do trabalho educativo envolvendo metodologias ativas em que o professor deixa de ser o expositor de conteúdo e o aluno passa a ser o agente ativo da própria aprendizagem.


  1. Aumento do rendimento na aprendizagem
Pesquisas realizadas comprovaram que alunos que aprendem por meio da Sala de Aula Invertida melhoram o aproveitamento se comparado ao das metodologias tradicionais.
Fonte: http://porvir.org/utilizando-sala-de-aula-invertida-rendimento-dos-alunos-cresce-5/
  1. Respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno
Numa sala de aula convencional, as atividades e explicações seguem a lógica de um tempo padrão (média) para a explanação do conteúdo. Já quando o aluno acessa esse conteúdo fora da escola, pode dispor de um tempo que faz jus ao seu ritmo de aprendizagem. Ele pode, por exemplo, pausar a videoaula que está assistindo, pesquisar uma palavra e dar continuidade.
  1. Estímulo à cultura do compartilhar e cooperar
É no momento presencial que a cultura do compartilhar acontece de forma muito natural, pois aquele momento está reservado para a interação, para a troca. É justamente nesse tempo que os ganhos em qualidade são computados e fazem toda a diferença no rendimento do aluno. Os tratados de cooperação também se consolidam no presencial, por meio das atividades realizadas em grupo com a orientação do professor.

CONCLUSÃO
Você pode até imaginar que a Sala de Aula Invertida seja uma novidade desses últimos anos, mas não é. Vygotsky e Piaget, dois consagrados estudiosos de educação do século passado, já traziam em suas teorias e experimentos as referências à importância da interação e da autonomia para o processo de aprendizagem, e essas referências também estão presentes nos princípios da sala invertida.
Portanto, neste caso, inovar de verdade é agir, é aplicar essa metodologia no dia a dia da sua sala de aula. Inverta a lógica da organização do trabalho, experimente, ouse e colha os bons frutos que dela virão!
Sucesso para você!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …