Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

A primeira missão: fundir a extinta pasta de Esporte e Lazer com a Educação

César Benjamin é o atual Secretário de Educação do Município do Rio
César Benjamin assume a Secretaria de Educação do Município do Rio com a meta de colocar metade dos alunos no regime de tempo integral. O prazo para alcançar esse objetivo é até 2020, quando se encerra a atual gestão. Além disso tem a missão de ampliar as vagas nas creches. Esse aumento do atendimento deverá ocorrer através de parcerias público-privadas.

Porém, de imediato, assume agora com um desafio extra. Juntar as máquinas administrativas e os programas de duas pastas fundidas em uma só: a extinta Secretaria de Esportes e Lazer com a da Educação. Pelo menos até primeiro de fevereiro, quando começam as aulas, esse esboço já deve estar desenhado. Para muitos, temáticas distintas e de difícil administração conjunta. Para outros podem ser trabalhadas de maneira a se complementarem pois seriam assuntos afins. Porém, para não propagar uma possível polêmica, o próprio Benjamin assume que esse processo demanda tempo e trabalho.

Começar a formatar a fusão de Educação com Esporte e Lazer e definir medidas urgentes... Esses primeiros arranjos ainda consumirão algum tempo”.

O Secretário ainda promete abrir um canal de diálogo direto com os profissionais da educação e os pais de alunos.

Quando as coisas se estabilizarem, pretendo reservar um dia por semana para me reunir regularmente com professores e demais funcionários que estejam atuando nas escolas, para manter uma interação permanente com quem está na ponta da estrutura. Também quero encontrar pais de alunos regularmente. Isso é essencial para obter uma visão mais precisa de como, de fato, as coisas estão acontecendo lá onde elas são importantes, nas escolas”.

No que depender de entrosamento com o novo chefe de executivo do município já há a vantagem de ser um antigo colaborador. Desde 2007 está à frente das ações sociais de Marcelo Crivella. A aproximação foi anterior a 2006, quando Benjamin compôs como vice a chapa encabeçada por Heloísa Helena à Presidência. Dois anos antes, já tinha participado da campanha para a chefia do executivo do estado, tendo sido apontado na época como um dos responsáveis pelo projeto de programa de governo. A partir de 2015 passou a ocupar um cargo no gabinete do então Senador Marcelo Crivella, em Brasília.


César de Queiroz Benjamin, de 62 anos, é jornalista e antropólogo. Foi até o ano passado responsável pela Editora Contraponto e colunista do Jornal Folha de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.