Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2016

Rádio e Twitter @appairj, cobertura em Tempo Real na Educação 360

O local não poderia ser mais apropriado. A edição deste ano do “Educação 360” acontece no recém-inaugurado Museu do Amanhã. Isso porque o evento discute justamente a educação e as perspectivas para melhorarmos futuramente. O encontro acontece na próxima quinta-feira, dia 30/06, com a temática Desafios e a importância da Educação Infantil.
Concentrado em um único dia, o “Educação 360” vai reunir grandes nomes nacionais e internacionais com pontos de vista diversos e experiências bem-sucedidas no setor. Como as inscrições rapidamente se esgotaram, o Canal Futura vai transmitir as palestras e a Rádio Appai e o Twitter Appairj estarão realizando a cobertura em Tempo Real.

09h30MESA 1Por uma Educação Infantil de qualidade: impactos na escolaridade e na vida
Palestrantes: Daniel Santos – Professor Doutor da USP e Emiliana Vegas – Chefe da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington.
11h30MESA 2O desenho da política pública de Educação Infantil: acesso com …

O que há em comum entre o pôr do sol e o teatro?

O século VI a.C. foi sem dúvida um marco no desenvolvimento cultural do planeta. Nesse período nasceu a filosofia, há o surgimento da democracia e grandes pensadores, como Confúcio e Lao-tsé, agregaram seu pensamento ao patrimônio da humanidade. Mas foi também nesse século que teria surgido, segundo certa corrente de historiadores, uma das manifestações culturais mais envolventes e arrebatadoras de todos os tempos: o teatro. A Grécia seria o seu ponto de partida, nos festivais populares em que se celebrava a chegada da primavera, época do ano marcante para esse povo, que na ocasião se entregava a manifestações como a dança, o canto e a música. Daí viria o teatro tal como conhecemos hoje, contando histórias através da interpretação de personagens.

O festival dedicado ao deus Dioniso ficaria entre os mais populares, mobilizando massas que migravam às vezes por longas distâncias até os locais onde os espetáculos se produziam, espaços que em breve seriam projetados especificamente para as …

Nem adianta espernear! Os refrigerantes vão desaparecer dos colégios

Fabricantes vão deixar de distribuir refrigerantes para cantinas escolares. A decisão conjunta foi acertada entre os maiores fornecedores brasileiros, as gigantes Coca-Cola, Ambev e PepsiCo., que criaram uma política comum de venda para os colégios. O compromisso vale para todo o país a partir de agosto, quando os estabelecimentos retornam do recesso escolar.
Na verdade, a decisão vem de uma pressão internacional, com forte eco aqui no Brasil, motivada pelo crescimento da obesidade infantil e da conscientização quanto à importância da alimentação saudável. Da mesma forma que as empresas apenas se anteciparam a vários projetos de lei que estão sendo apreciados nas três esferas de governo com relação ao cardápio escolar. E essas restrições não atingem somente as bebidas. Na última década passou a fazer parte das discussões entre educadores e nas reuniões com os pais a preocupação com a reforma do menu servido nesses ambientes.
Na prática é a conscientização dos professores, diretores e …

Brasil fica em último lugar em disciplina escolar

Todo professor sabe do que estamos falando. “Fulano, senta”. “Não pode falar ao celular”. “Beltrano, nem trocar mensagens”. “Gente, faz silêncio!”. “Agora não é hora de brincadeira”. “Vocês não estão ouvindo a chamada? Vou lançar falta!”.
Uma pesquisa internacional mostra que essa situação não é exagero do profissional de ensino, muito menos uma situação rara, assim como são indiferentes a idade ou o grau dos alunos. Esse quadro segue do ensino fundamental à graduação. Brasil último lugar em disciplina.
Com isso, o professor gasta 20% do tempo em sala de aula tentando manter a disciplina (me perdoem a ambiguidade). Ou seja, 1 em cada 5 minutos é desperdiçado para chamar a atenção dos alunos (no mau sentido). A situação é tão crítica que o Brasil está em último lugar entre os 32 países pesquisados pela Talis – Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, coordenada mundialmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Campeão em perda de tempo: o que sobra para…

I Fórum Mal-Estar na Adolescência: corpo, sexualidade e relações na escola

Falar sobre sexualidade e outras questões ligadas a diversidade e gravidez em sala de aula, e ao mesmo tempo orientar e contribuir com os estudantes em suas inquietações acerca do tema, nem sempre é tarefa fácil para nós professores. Visando a construção de práticas mais dialógicas, o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP), por meio do Centro de Estudos Juventude e Escola, promoverá o I Fórum Mal-Estar na Adolescência: corpo, sexualidade e relações na escola.
Voltado para os profissionais da rede municipal de ensino, o fórum terá como dinamizadores uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e professores. De acordo com os organizadores, além de ser um espaço em que a troca de experiências ganhará um papel de destaque, o evento visa, de forma acolhedora, ampliar e promover a discussão entre os profissionais de educação municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Através dos temas propostos, questões serão levantadas entre os educadores, lev…

Santo Antonio de Pádua: ícone popular no Brasil

Santo Antonio nasceu em Lisboa, em algum momento entre os anos de 1191 e 1195, e foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo. Alguns biógrafos afirmam que sua família descendia de Godofredo de Bouillon, um dos líderes da primeira Cruzada, no século XI, que teria sido o primeiro a governar a Terra Santa tomada dos muçulmanos. Mesmo sendo de uma origem nobre e abastada, o jovem Fernando muito cedo deu mostras do seu pendor para os estudos e demonstrou sua tendência à vida monástica. Resolve então abrir mão dos títulos de nobreza herdados de família e dedicar-se à vida religiosa. Já adolescente, ingressa no mosteiro de São Vicente de Fora, vinculando-se à Ordem de Santo Agostinho. Essa instituição se caracterizava por valorizar a meditação e a penitência, mas também investindo na tarefa de propagação da doutrina cristã, principalmente para as populações dos centros mais desenvolvidos da Europa. Nessa Ordem influente e prestigiada na época, Fernando teve oportunida…

A verdade sobre a "Loura do Banheiro"

Sem dúvida nenhuma: é a lenda urbana mais forte no Brasil, que de tempos em tempos ressurge como uma fênix, com uma nova roupagem, mas a essência continua a mesma. A “Mulher Loura”, como é conhecida no Rio, uma redundância em gênero que deixa os professores de português de cabelo em pé. Porém, na verdade ela assusta mesmo é gerações de estudantes. Certamente muitos professores que hoje tentam, em vão, acalmar seus alunos e desmistificar já foram aterrorizados por ela, um dia, quando frequentavam as carteiras escolares. A histeria coletiva chegou ao ponto de casos de escolas que suspenderam as aulas até que os alunos se acalmassem.

Evitar o banheiro a todo custoPara os professores um trabalho a mais. Muitos não iam ao banheiro sem que a professora fosse junto. Outros formavam grupos para seguirem coletivamente. Não era raro alguns prenderem suas necessidades esperando voltar para casa. Isso, quando não acontecia o pior, ao não resistirem a todo esse tempo de abstinência. Nunca vou me es…

Mesas em sala de aula são transformadas em bilhetinhos de incentivo

Uma professora da 5º série diminuiu a pressão da turma no dia da prova colocando mensagens personalizadas de incentivo escritas nas mesas de cada um dos seus alunos. Ao perceber que muitas crianças deixavam de dormir e outras não conseguiam se acalmar durante a prova, Chandni Langford, que leciona para alunos de 9 a 11 anos nos EUA, decidiu inovar com os bilhetinhos gigantes para diminuir o estresse entre os estudantes.
Em uma das mensagens, dedicada a Lis, diz: “Lis, lembre-se: não existe elevador para o sucesso, você precisa subir pela escada! Você consegue!”
Para Yovani:“Não dá para dizer que vai ser fácil, mas vai valer a pena! Faça o seu melhor!”
A prova não é feita “para a professora”, mas é sim algo entre o aluno e a matéria. A educadora fica como alguém que dá suporte e não como autoridade. Por isso, a iniciativa vai muito além do gesto simpático de incentivo, que pode até fazer uma enorme diferença no desenvolvimento dos estudantes. É uma excelente oportunidade de se estabelecer…

Como a igualdade pode ser incômoda

O fortalecimento da Atenas do século V a. C. representou uma importante guinada no desenvolvimento da filosofia, inaugurando um período que os historiadores do pensamento grego normalmente denominam Antropológico, porque representa um importante movimento: o pensamento filosófico deixava de se debruçar apenas sobre as questões da Physis, isto é, a natureza e seus mistérios, e passava a ter como campo de reflexão o ser humano e seus muitos aspectos. Alguns autores também dão a esse período o nome de Socrático, porque é também o da ascensão de um dos maiores pensadores da humanidade, que inaugura uma visão da filosofia que ficaria reconhecida como “clássica”, tal a sua influência no modo de pensar e compreender, principalmente no mundo ocidental.
Dentre as muitas contribuições de Sócrates para a filosofia uma se destacaria pelo seu conteúdo altamente reformador, a democracia, que o filósofo se esforça para pôr em prática numa Atenas que vive o seu apogeu, com intensa atividade em vários …