Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2016

Niterói abre concurso para profissionais de educação. Leia esta dica!

A Prefeitura de Niterói está abrindo concurso para profissionais de educação para preenchimento de vagas imediatas e cadastro de reserva. São cerca de 200 oportunidades. Os salários variam de R$ 1.500 a quase R$ 3 mil.
Para Ensino Superior:
São nove vagas para pedagogos, além de contador, administrador, arquiteto, bibliotecário, engenheiro civil, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e tecnólogo em sistema de informação.
Para Professor II: 8 vagas para Arte 7 para Educação Física 6 para Matemática 6 para Língua Inglesa 3 para Ciências 3 para História 3 para Geografia 3 para Língua Espanhola 2 para Língua Francesa 2 para Libras
Para Professor que possui Nível Médio (antigo Normal): 45 vagas para professor 50 para Professor de Apoio Educacional Especializado 9 para Agente de Administração Educacional 3 para Agente de Coordenação de Turno 2 para Intérprete de Libras 2 para Professor bilíngue 2 para Agente de Inclusão Digital 2 para Técnico de Informática
Para quem possui Ensino Fundamental: 12 vagas para

Hogwarts existe de verdade. E fica aqui no Brasil!

Você já se sentiu como algum dos professores da saga Harry Potter? Com qual deles você se identifica mais: Severo, Vector, Sinistra, Minerva, Dumbledore? Quantas vezes temos que realizar verdadeiras mágicas para atrairmos a atenção dos nossos alunos ou fazermos desaparecer as dificuldades e entraves que surgem em nosso caminho?
Quem de nós não gostaria de ter uma varinha de condão para calar aquele estudante que não para de falar enquanto você explica um conteúdo complicado? Por sua vez nossos alunos, às vezes, parecem “bruxinhos” como Hermione ou Draco. Truques não faltam na hora de tentarem mudar a nota através da “cola”, contarem “histórias da carochinha” para estenderem os prazos de entrega de trabalhos, se materializarem com presenças nas chamadas em dias em que faltaram…
Agora imagine você trabalhar numa verdadeira escola de magia? Ensinar feitiços, jogar quadribol, beber cerveja amanteigada! Preparado para enviar seu currículo? Não é nenhum convite para atuar como ator ou fazer f…

Do tempo em que Vagalume era escrito com hífen

Quem nunca leu “O escaravelho do Diabo”, “A Ilha Perdida”, “O Mistério do Cinco Estrelas”, “A Serra dos Dois Irmãos”, “ATurma da Rua XV”, “O Caso da Borboleta Atíria”, “Tonico”, “Xisto”, “A Chave do Corsário”, “A maldição do Tesouro do Faraó”, “Deu a Louca no Tempo”...?
Se você já era professor nos anos 70 e 80 certamente indicou aos seus alunos e, se você estudou até os anos 90, com certeza teve alguns deles incluídos no conteúdo didático de português ou literatura. Em comum entre esses best-sellers é que todos fazem parte da série Vagalume, surgida em 1972 com o propósito de criar opções com autores, textos e histórias contemporâneos. A missão era fazer com que a garotada se interessasse pela literatura nacional, que na ocasião apresentava grande rejeição por conta dos textos antigos e nada coloquiais de Machado de Assis e José de Alencar que, por falta de opção, eram erroneamente indicados para estudantes das séries iniciais.
No começo foram oferecidos apenas quatro títulos: “Cabra d…

Quem diria? O seu perfume pode ser um ótimo repelente de mosquitos

Você sabia que o perfume pode ser quase tão eficaz no combate ao mosquito Aedes aegypti quanto o repelente tradicional? Sim, isso mesmo! Duas estudantes de Mato Grosso do Sul, as irmãs gêmeas Danielle e Isabelle Matos, criaram um óleo à base de folha de pitangueira que pode ser usado com esse objetivo.
A inspiração surgiu de um perfume que a mãe das meninas usa com fragrância de pitanga. As alunas do terceiro ano do Ensino Médio utilizaram o laboratório da Universidade Federal (UFMS) para realizar os experimentos. Esse óleo surge por um processo de destilação que se emprega solvente orgânico, água e folha triturada de pitanga. 
Na primeira fase, as irmãs descobriram que no recipiente com óleo as fêmeas do mosquito depositaram uma quantidade muito menor de ovos. O resultado foi a eficácia de 85% do repelente natural. Na segunda fase, as estudantes descobriram que a mistura pode matar as larvas do Aedes aegypti com uma eficiência que varia de 50% a 60%.
As estudantes ganharam o prêmio da F…

Agora é fácil saber que horas o ônibus passa

Com obras em todo o Rio de Janeiro, está cada dia mais complicado andar de ônibus na cidade. Será que estou do lado certo? Será que acabou de passar? Será que ainda demora? Para você que vive com horário apertado entre uma aula ou outra, ou acorda cedinho aos fins de semana para participar dos eventos do Benefício Caminhadas & Corridas e não aguenta mais contar com a sorte, nós temos uma dica que vai resolver esses problemas.
Agora, o recurso do Google Maps que mostra os horários dos ônibus em tempo real finalmente está disponível para o Rio de Janeiro. O rastreador do transporte público já funcionava em outras cidades do Brasil, como São Paulo, por exemplo.
De acordo com Marcus Leal, chefe do Google Maps na América Latina, o novo sistema traz informações precisas não só para os moradores da capital fluminense, mas também para as cidades da Região Metropolitana, já que disponibiliza consultas sobre as linhas e tabelas de horários dos ônibus de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimir…

Colégios criam aulões e acabam com as disciplinas

Escolas acabam com o ensino dividido por matérias. Como agora não vai mais ter matemática, português, química? Na verdade, estamos falando de uma evolução da interdisciplinaridade que já discutimos aqui no Brasil há muito tempo, ou seja, a relação entre as disciplinas. Por esse conceito, um tema não fica delimitado ao ensino das matérias, mas interage com visões complementares ou mesmo divergentes sob o ponto de vista de outras ciências.
Só que agora a experiência fica ainda mais radical. Falamos da transdisciplinaridade, ou seja, o fim da divisão tradicional do conteúdo. Não é à toa que o pioneirismo vem da Finlândia, considerada a melhor educação do mundo.
O tema gerou tanta polêmica, que rapidamente as autoridades educacionais daquele país emitiram uma nota contestando o tradicional jornal “The Independente”, corrigindo alguns pontos, entre eles o de que essa reforma educacional abrangeria de imediato todos os colégios e ocorreria em todas as séries.
Porém, essa queda do muro divisóri…

Inscrições abertas: Corrida Revezamento das Trilhas e Praias Caixa

Esta corrida é para você, atleta que gosta de desafios. Longe do asfalto, você terá a oportunidade de correr nas areias das praias mais bonitas da Zona Oeste do Rio de Janeiro, vislumbrando paisagens de tirar o fôlego.
Serão 21km que você poderá percorrer sozinho ou revezar em dupla ou quarteto, montando uma equipe.
A prova, que será realizada no sábado dia 30 de abril, terá largada às 7 horas nas areias da Praia de Grumari e chegada na Praia da Barra da Tijuca. O percurso será dividido em quatro trechos de acordo com as categorias abaixo:
Individual: ~ Masculino e Feminino 21,097km
Dupla: ~ Masculina, Feminina e Mista Trechos: ∟ 1º: 11km (Realizará os trechos 1 e 2) ∟ 2º: 10,097km (Realizará os trechos 3 e 4)
Quarteto: ~ Masculino, Feminino e Misto Trechos: ∟ 1º: 6km ∟ 2º: 5km ∟ 3º: 5km ∟ 4º: 5,097km
A prova terá uma duração máxima de 3 horas (180 minutos). O atleta que não estiver dentro do tempo estipulado para passagem das transições será desclassificado, portanto ao se inscrever tenha certeza…

Professor, participe do Concurso de vídeo promovido pelo MEC

Estamos na Semana Nacional de Mobilização da Comunidade Escolar de Combate ao Aedes aegypti. Sabia? E você, professor, como está a sua participação, de sua escola e de seus alunos?
Justiça seja feita, nós professores já estamos mobilizados desde o ano passado de forma mais efetiva nessa luta. Muito antes do governo despertar para o efeito multiplicador da nossa categoria e conclamar o “exército do MEC” já estávamos em ação. Verdade seja dita, essas datas temáticas servem muito mais para conseguirmos um espaço na mídia, chamando a atenção para o problema que se agrava a cada dia.
Porém, como professores sabemos, na prática, que qualquer matéria, por melhor que tenha sido ensinada e assimilada pelos alunos, cai no esquecimento se não fizermos revisões periódicas de seu conteúdo. Na mídia não é diferente.
Ao mesmo tempo também sabemos do fascínio e da facilidade de nossos alunos em lidar com mídias sociais e com tecnologia. Então, que tal aproveitarmos e incentivarmos essa vocação em prol d…