Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março, 2016

Encontro Saúde 10: a caminho da qualidade de vida

Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano, com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo tenha saúde. Em síntese, promover a saúde é promover a qualidade de vida.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Dentro deste pensamento, como base para as discussões, o primeiro Encontro Saúde 10 propôs a seguinte pergunta: “Como anda a sua saúde?”.

Antes de iniciar o debate, uma dinâmica proporcionou um momento de reflexão acerca da qualidade de vida de cada indivíduo presente. Através de um questionário, realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os participantes puderam responder perguntas relacionadas ao seu cotidiano. Para cada questão havia um valor simbólico, que ao fi…

Universidade do Professor oferecerá 105 mil vagas para que docentes completem formação

Professor, essa novidade é para você! Entre 5 de abril e 5 de maio, serão oferecidas 105 mil vagas para formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação. A iniciativa faz parte da Rede Universidade do Professor, anunciada na última segunda-feira (28) pelo ministro da Educação Aloizio Mercadante. As vagas, nas instituições federais de educação, são para o segundo semestre de 2016, sendo 24 mil presenciais em universidades e institutos federais e 81 mil na modalidade educação a distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil.
A proposta é reduzir o número de educadores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada. Além das vagas na rede federal, os professores também poderão optar pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) que oferece, durante as férias escolares, cursos presenciais intensivos para docentes da rede pública de educação básica. No Parfor, os professores só poderão se inscrever para o curso corres…

Rio 2016 e a tentativa de surpreender com a inclusão social

Em meio a tantas críticas, a organização da Cerimônia Carioca 2016 espera surpreender de uma forma diferente. Diante dos cortes de verba, ela sonha em ser reconhecida por seu esforço em prol da inclusão social. Diversas iniciativas inéditas estão sendo feitas com intuito de permitir que deficientes visuais e auditivos consigam partilhar da mesma emoção que os demais espectadores.

Experiência sensorial surpreenderá na abertura
O esforço começa já nos espetáculos. Na abertura, um dos momentos mais aguardados, haverá uma grande novidade: técnicas de experiência sensorial estimularão os sentidos de quem estiver assistindo, seja no local ou em casa. O objetivo é permitir que qualquer pessoa receba e se emocione com o conceito dos jogos.
"Queremos fazer as pessoas repensarem o que elas entendem como deficiência, pois todos os seres humanos têm deficiências e imperfeições. Os Jogos Paralímpicos mostram pessoas com deficiências físicas atingindo a alta performance. Mostraremos isso também n…

Professora de 102 anos continua a ensinar alunos nos EUA

A norte-americana Agnes Zhelesnik, que está com 102 anos, é um exemplo de profissional que não quis deixar a carreira de lado. Ela atua como professora em uma escola de educação básica nos Estados Unidos e ganhou dos seus alunos o apelido de “Granny”, que em inglês é uma forma carinhosa usada pelas crianças para se referirem às suas avós.
Considerada por seus colegas e outros profissionais da área como a professora mais velha dos EUA, Agnes trabalha, desde os 81 anos, em período integral na The Sundance School, em New Jersey. As disciplinas ensinadas por ela são culinária e costura.
Em entrevista à revista norte-americana Time, a professora disse que pretende seguir ensinando. “Eu vou continuar até quando puder, fazendo os meus alunos felizes e os ajudando da melhor forma”, conta. Para seus colegas da Sundance School, Agnes é um exemplo e uma inspiração.
“Ela é um ícone desta escola”, diz Benjamin Foz, diretor da instituição. “Além disso, prepara uma comida deliciosa e deixa todo o amb…

O mosquito pica ou não as pessoas em movimento?

Um alvo em movimento é sempre mais difícil de acertar. Mas não há nada que impeça o Aedes aegypti de picar alguém correndo, até porque ele voa. Por isso, não facilite a vida do mosquito. Se você for participar de um de nossos eventos de corrida e esquecer o repelente, lembre-se que a Appai possui este material a sua disposição na tenda do Programa Saúde 10. Lá você também encontrará protetor solar. Afinal, mesmo nas primeiras horas da manhã já precisa estar protegido. Aproveite esse post também para sanar algumas dúvidas sobre a doença:
1 – A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? Sim, a dengue não é transmitida por pessoas, objetos ou outros animais.
2 – É verdade que somente a fêmea do mosquito pica as pessoas? Sim, pois é a fêmea que necessita do sangue em seu organismo para amadurecer seus ovos e assim dar sequência ao seu ciclo de vida.
3 – Como a pessoa reconhece o mosquito Aedes aegypti? O Aedes é parecido com o pernilongo comum e pode ser identificado por algum…

Quando a Dança de Salão muda a nossa vida

Que o benefício Dança de Salão é um sucesso não podemos negar. Todos os associados quando se referem a ele sempre têm boas recordações. Hoje, separamos uma carta especial que recebemos de uma associada participante do polo de Madureira. Confira abaixo:
***********✉️*********** De: Iracema do Nascimento Reis Para: Benefício Dança de Salão
Dançar! Não imaginava que aos 78 anos poderia fazer essa atividade. Ao pedir informações à Appai sobre um exame médico, a atendente do setor de Apoio ao Associado me perguntou se eu queria me inscrever em uma aula, pois havia um Polo de Dança próximo de minha residência. Pensei “vou até lá ver e, se não gostar, não volto”. Acabei gostando do acolhimento e do professor Rubinho, que é atencioso e quer que nós aprendamos. Com esse convívio, passei a me sentir animada, principalmente porque os exercícios se tornaram bons para o meu corpo e mente.
Sempre estava indo ao médico por causa da pressão alta e, depois que passei a frequentar estas aulas, ela passou a …

Aplicativo para celular ajudará a combater o Aedes aegypti

Sabia que você pode combater o mosquito Aedes aegypti com a ajuda do seu celular? Basta baixar o aplicativo 0800 Saúde que acaba de ser lançado pelo governo federal. A novidade foi desenvolvida pelos ministérios das Comunicações e da Saúde em parceria com a empresa Qualcomm.
O 0800 Saúde será um importante instrumento para levar informações de utilidade pública sobre a doença provocada pelo vírus da Zika, como suas causas e sua relação com casos de microcefalia em recém-nascidos. Além disso, o aplicativo terá orientações sobre como combater o mosquito.
O aplicativo também permitirá a geolocalização de vários serviços oferecidos na área de saúde pública, como postos de saúde do SUS e Farmácias Populares mais próximas para a retirada de medicamentos gratuitos.
O 0800 Saúde conta ainda com o apoio das quatro maiores operadoras do país (Vivo, Claro, Tim e Oi), de modo que o acesso da população é gratuito, ou seja, sem cobrança de dados móveis. O cidadão poderá fazer o download para os sistem…