Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2013

Um mês contra o câncer de mama

Movimento Outubro Rosa tem como objetivo alertar mulheres sobre importância do diagnóstico da doença. O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina, neste mês de conscientização e prevenção da doença. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres no país e, por isso, o diagnóstico precoce da doença é de extrema importância. Somente em 2011 a doença fez 13.225 vítimas no Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), órgão do Ministério de Saúde. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia anual, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.

Houve crescimento de 37% na realização de mamografias no ano passado, na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no SUS (Sistema Único de Saúde). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se …

Jovens usam habilidade na Internet para ajudar na educação global

Uma plataforma digital que promove encontros para aprender línguas estrangeiras, outra que mostra a professores onde há comunidades no mundo precisando de cursos ou ainda uma que ajuda a recolher material didático para alunos carentes. Jovens pelo mundo afora estão usando sua habilidade no campo virtual para causar impactos reais na educação global. O assunto foi debatido no segundo dia do One Young World Summit, em Johanesburgo, África do Sul, uma conferência que reúne 1.300 líderes mundiais de 190 países para debater direitos humanos. O jovem chileno Carlos Caravena criou a plataforma gratuita Poliglota, que reúne interessados em aprender e ensinar primeiro no campo virtual e depois em bares, cafés e parques. Cerca de 68 mil pessoas se encontram toda semana na América, Europa e Ásia. Basta acessar o site e se você não encontrar um grupo na sua cidade, pode criá-lo. Seguindo a mesma linha de pensamento, a estudante Miganoush Magarian criou a Teachsurfing, uma plataforma digital que ma…

Dia das Crianças no INCA

A festa INCAvoluntário que aconteceu no dia 04/10 completou 10 anos e comemorou seu aniversário com os usuários do INCA. "Este ano completamos dez anos de muitas atividades para humanizar o ambiente hospitalar e melhorar a qualidade de vida dos usuários do Instituto. Para isso, contamos com o apoio de 600 voluntários que dedicam quatro horas por semana, e de pessoas e empresas que contribuem com doações de brinquedos, do seu trabalho ou em dinheiro. A realização da festa do Dia das Crianças só foi possível graças ao apoio de parceiros, que doaram desde o buffet e decoração até os brinquedos distribuídos aos pacientes. É muito importante para as crianças momentos de alegria como esse para sair um pouquinho da rotina hospitalar", revela Angélica Nasser, supervisora do INCAvoluntário.






Outubro Rosa Criado nos Estados Unidos na década de 1990, o Movimento Outubro Rosa espalhou-se pelo mundo, a fim de homenagear às mulheres que lutam contra o câncer de mama. A iniciativa chegou ao Brasil em 2002, com a iluminação em tom rosa do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo. Esse ano, vários monumentos do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana, ganharam a iluminação rosa para lembrar à população da importância da prevenção contra o câncer de mama.
       Segundo especialistas, diagnosticar a doença o mais cedo possível é a melhor maneira para obter a cura. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura aumentam em até 90%. Mas isso pode variar da determinação de cada mulher em procurar um médico para fazer exames preventivos. O Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres acima dos 40 anos precisam passar pela mamografia pelo menos uma vez ao ano.        Para buscar atendimento, a mulher precisa procurar qualquer unidade básica de saú…